Projetos de engenharia são conhecidos como projetos complementares, justamente por estarem associados ao projeto arquitetônico.
Sendo assim, são projetos importantes que visam segurança estrutural, a correta iluminação do interior e exterior da edificação, o funcionamento correto do abastecimento de água e consequentemente o funcionamento correto da rede de esgoto.
Além dos exemplos citados acima existe também o projeto de combate à incêndio.
O que é um projeto de engenharia?
A Engenharia é uma área bastante ampla, que se comunica com diversas outras áreas. Por isso, ela nunca trabalha completamente sozinha.
Assim, quando falamos em um “projeto de engenharia”, estamos falando do conjunto de processos, ações e passos que devem ser pensados, organizados e estruturados antes de serem executados por um engenheiro e sua equipe.
O projeto de engenharia inclui desde as primeiras tomadas de decisão, quando a obra ou produto ainda é apenas uma ideia no papel. E ele reúne pontos como:
Os objetivos principais daquela construção ou produto;
Quais são os processos necessários para que ele tome forma;
Quais atividades precisam ser desenvolvidas e que equipes serão responsáveis por elas;
Qual será a duração daquela ação e quantas pessoas ela demandará;
Quais serão os custos de produção.
Além de diversos outros aspectos relevantes para o andamento de um projeto. Ou seja, o projeto de engenharia é um planejamento do passo a passo de uma ação da engenharia, que permite prever problemas e aplicar soluções otimizadas e assertivas.